domingo, 20 de maio de 2012

Botafogo estreia no Brasileiro contra um carrasco





Rio - O Botafogo chega neste domingo aos 1000 jogos no Campeonato Brasileiro, desde que a competição foi assim batizada, em 1971. Motivo a mais para a equipe de Oswaldo de Oliveira entrar em campo motivada contra o São Paulo, às 16h, no Engenhão. Depois de um fim de ano complicado em 2011, o Alvinegro inicia sua caminhada com o objetivo de alcançar o título ou, pelo menos, uma vaga na Libertadores de 2013.

E o caminho já começa tortuoso. Na história do confronto, o Botafogo leva a pior. Em 49 jogos, são 18 vitórias do Glorioso contra 21 do Tricolor, além de 10 empates. O São Paulo também marcou 16 gols a mais que os rivais. Não é difícil entender a bronca dos alvinegros.

Em 1971, o São Paulo goleou o Botafogo por 4 a 1 no triangular final do campeonato e acabou com o sonho do título, que ficou para o Atlético-MG. Dez anos depois, o Alvinegro caminhava para o título brasileiro, depois de ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0, no Caio Martins, mas voltou a ficar no caminho. No jogo de volta de 81, o time de Mendonça - autor do segundo gol - vencia por 2 a 0, mas viu o São Paulo virar 3 a 2, com um pênalti que os alvinegros discutem até hoje, e perder o título.

Para arrasar de vez, o São Paulo também foi o "responsável" pelo rebaixamento do clube em 2002. Mesmo com três bolas na trave, o Alvinegro não conseguiu evitar o pior e viu Dill fazer 1 a 0, e Sandro ser expulso. Já na ‘Era Túlio’, o Botafogo amenizou as derrotas com um saboroso 4 a 0, com três do artilheiro.

Neste domingo, os dois times entram em campo com a pressão de ressurgir no cenário nacional e também têm semelhanças no esquema tático.

“O São Paulo tem um esquema parecido com o nosso, com jogadores que desequilibram”, concorda o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira.

Para ele, dois jogadores merecem um cuidado especial na hora da marcação: “O Lucas e Luis Fabiano. Um é jovem e o outro é muito experiente, e geram uma preocupação grande”, reconhece o treinador, que também elogiou o estilo agressivo de Cortez, ex-lateral do Botafogo.

By Willian D'Ângelo with No comments

0 comentários:

Postar um comentário

    • Top Notícias
    • Arquivo do Blog